Rendimento
Ingredientes
Modo de preparo
- 8 porções
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de farinha de milho flocada para cuscuz
- 2 xícaras (chá) de feijão-verde cozido (ou fava-verde)
- 1 xícara (chá) de abóbora japonesa cortada em cubos de 0,5 cm
- 2 tomates
- 1 cebola roxa
- ½ colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada sem semente
- ½ colher (chá) de pimenta-de-cheiro picada
- Azeite a gosto
- Coentro a gosto
- Água (metade da quantidade do cuscuz)
Modo de preparo
- Numa tigela, coloque a farinha de milho e vá adicionando 1 xícara (chá) de água, aos poucos, mexendo com as mãos até ficar com a consistência de areia molhada. Deixe descansar por 5 minutos para hidratar.
- Preencha o fundo da cuscuzeira com água e encaixe o cesto de vapor na panela. Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, delicadamente com as mãos (ou uma colher), sem compactar – é isso que deixa o cuscuz bem macio. Tampe e leve ao fogo médio para cozinhar por cerca de 20 minutos após ferver. Verifique o ponto: ao abrir a tampa, o cuscuz deve estar inflado e bem macio ao toque.
- Deixe o cuscuz descansar, tampado, por 10 minutos depois de cozinhar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: descasque e pique fino a cebola. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique fino o coentro, inclusive os talos – eles dão mais sabor ao preparo.
- Leve uma panela grande ao fogo médio. Regue com ¼ de xícara (chá) de azeite, adicione a cebola e refogue por 3 minutos, até murchar bem. Junte a abóbora picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos até ficar levemente macia, mas sem desmanchar. Acrescente as pimentas, os tomates e mexa bem por 1 minuto.
- Adicione o feijão cozido (e escorrido) ao refogado, tempere com sal e misture para aquecer. Solte o cuscuz cozido com um garfo e junte à panela, adicione o coentro picado e misture delicadamente. Transfira para uma tigela, regue com azeite a gosto e sirva.
Informações adicionais
Não tem cuscuzeira? Improvise seguindo esse vídeo (foi assim que fiz e ficou ótimo)
Receita do chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó
Dicas
Fica uma delícia servido com carne de sol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
AVISO: Comentários feitos APENAS com LETRAS MAIÚSCULAS
são automaticamente bloqueados.